quarta-feira, 23 de maio de 2012

DIA DO PASTOR

DIA DO PASTOR
Considere este fato: o pastor é um ser humano como qualquer outro, movido por atitudes, ações, desejos e paixões, sujeito às vicissitudes da vida, mas revestido de um privilegio especial – o de ser um vocacionado por Deus.
Nessa condição, exerce o ministério que lhe foi conferido divinamente, “tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos... para a edificação do corpo de Cristo” (Ef 4.11) – a igreja – de modo a que todos alcancem “à unidade da fé e do pleno conhecimento do filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef 4.12, 13).diadopastorcopy
Como pessoa normal que é, enfrenta a realidade do dia-a-dia, na qualidade, a um só tempo, de marido, pai, chefe de família e, igualmente, pastor ou mestre, evangelista, profeta. Cada uma dessas áreas exige muito desse líder. Quase não tem vida privada, porque até esta, pelo ministério que exerce, assume um caráter público.
Os membros da família, a igreja, e a comunidade exercem natural expectativa de contemplar este homem de Deus, como um exemplo a ser seguido, em termos de padrão de vida ilibada e referencial de excelência, seja na vida domestica, social, eclesiástica ou ministerial (I Tm 3.1-7 e Tt 2.7, 8).
De um lado, convive com os labores normais na dedicação ao cônjuge, no cuidado com os filhos e administração geral do lar. De outro, com as lutas sem cessar oriundas das demandas do rebanho que pastoreia. Este é o segmento mais difícil, mas pouco notado por ser invisível na sua natureza, porque decorre do campo espiritual. Normalmente, a membresia não se dá conta do peso do ministério pastoral, se considerar que a identificação com o obreiro ocorre principalmente na ocasião da proclamação da Palavra sagrada, momento especial do serviço religioso, quando ela se deleita com o alimento espiritual recebido.
É certo que esta é a hora de excelência desse líder: saber-se que ali como instrumento nas mãos divina alimenta, exorta, admoesta e fortalece as ovelhas do Senhor com o “maná” dos céus. Este é o tempo perene do ministério, quando comumente a manifestação da presença divina é experimentada na restauração de vidas por Cristo Jesus, e na verdadeira paz que só o Espírito Santo proporciona.
É um momento abençoado e desejado por todos. Mas, para tanto, o obreiro é levado a se consumir, seja na dedicação do estudo das Escrituras para “manejar bem a Palavra da Verdade”, seja nos períodos reservados ao aconselhamento pastoral, onde toma para si uma parte dos problemas dos outros, ou a enfrentar o inimigo do Evangelho – satanás – que se levanta para tentar destruir os servos de Deus, ocasião em que são travadas as batalhas espirituais.
As vitorias alcançadas aqui são sempre resultantes da ação do poder do Senhor Jesus, ao revestir com unção e graça a vida do pastor apaixonado pela santidade do seu rebanho, e a salvação dos perdidos, no poder do Evangelho assim proclamado.
Nada obstante, o pastor é também uma pessoa carente, que vivencia crises, que nem sempre dedica tempo para si ou para seus familiares como desejaria, que necessita dispor de outro pastor em quem possa confiar e compartilhar os seus problemas para, juntos, orar e se fortalecer. Essa área é pouco conhecida e objeto de preocupação da membresia.
Por isso, no 2º domingo de junho, data especial em que de forma merecida (“ ... a quem honra, honra” – Rm 13.7), a igreja celebra o “DIA DO PASTOR”, sintamo-nos movidos a exaltar a vida do obreiro (e família), que o Senhor Deus escolheu e colocou à frente da igreja, zelando por sua vida, amando-o de todo o coração, cuidando dos seus dependentes, orando por eles sem cessar, e mantendo-os boa e saudável lembrança, como ensina o escritor aos hebreus (Hb 13.7) – porque isso é bom e agradável ao Senhor.
Seja, assim, o nosso anelo de que, não apenas no dia ou mês desta celebração, mas, em todo o tempo, o nosso Deus esteja abençoando rica e poderosamente os pastores, ministros evangélicos do Seu rebanho.

Pr. Hermes Carvalho
Formado em Teologia pelo Seminario Teológico Batista do Sul do Brasil
Membro da PIB em Copacabana – Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário